http://pedropalhoto.wordpress.com/2012/05/11/the-2nd-great-transition-in-a-nutshell/
A segunda grande transição na história coletiva da humanidade está em andamento. É a mudança de um paradigma econõmico baseado na escassez para o da pós-escassez ou abundância artificial. A primeira Grande Transição aconteceu a 10.000 anos com a Revolução Neolítica Agrícola . Este período ocorreu quando uma grande parte da população humana que vivia estava da abundância nutricional naturalmente regenerativa foi forçada, ou escolheu entrar em uma realidade sócio-econômico baseado na escassez a fim de estabilizar e eventualmente manter o crescimento da população.
Nas últimas décadas atingimos a capacidade técnica para fornecer a abundância artificial, e ao mesmo tempo, o sistema econômico-social subjacente não evoluiu para apoiá-lo, portanto, podemos facilmente testemunhar em todo o mundo o desperdício e a má distribuição da riqueza.
Atualmente vejo três principais fenômenos sócio-tecnológicos na condução da transição pós-escassez : Permacultura, Cultura Livre / Libre and Open Source, Tecnologia e Governança Distribuída. Antes da Revolução Digital , eu diria que esta segunda grande transição não poderia ter sido viável.
Da Wikipedia: " Permacultura é um ramo do design ecológico e engenharia ecológica que desenvolve assentamentos humanos sustentáveis e sistemas auto-gestionados agrícolas modelados a partir de padrões naturais dos ecossistemas . É inspirada na teoria dos sistemas . "Eu não poderia descrever melhor e de forma tão sucinta, a permacultura traz o equilíbrio de volta e orienta processos de como os seres humanos podem levar uma vida mais próspera e, ao mesmo tempo, ser cidadãos planetários responsáveis e criativos.
tecnologias Livres / Open Source Technology não é apenas software. Há projetos de hardware já "em produção", como Open Source Ecology e Pesquisa e Do It Yourself (R & D-IY) . A tecnologia também pode abranger processos e todos os tipos de conhecimento.Por ser livre e aberta, a tecnologia pode evoluir muito mais rápido, como estamos constantemente construindo, por sua vez sobre os ombros de gigantes, libertos de restrições proprietárias institucionalizados.
O conceito ainda fresco de Governança Distribuida, lugares e assentamentos, onde através da participação dos membros da comunidade, seus integrantes geram empreedimentos e iniciativas autonomas em rede. Muito parecido com dispositivos de computação são todos os nós de primeira classe na internet, compartilhamento de protocolos de ser capaz de comunicar-se e trabalhar cooperativamente juntos . Através do TransitionNetwork.org você pode começar a ver este fenômeno emergir como pessoas em comunidades começam a investir juntos em seus próprios estabelecimentos como empresas gerando prosperidade . Atualmente, existem mais de 2.000 assentamentos em todo o mundo vivendo em dinâmicas de transição.
"Se eu tivesse mais tempo eu ia escrever uma carta mais curta." - Pascal, Blaise
Excelente tradução para português, obrigado. Única gralha (no título): o apelido é Palhoto e não Palhares, o corretor de ortografia não deve reconhecer :). A não ser que a pessoa que tenha traduzido tenha o nome Pedro Palhares; grande coincidência se for o caso.
ResponderExcluirSorry!!! Corrigido!
ExcluirSorry!!! Corrigido!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir