segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sobre a Conclamação Para a Recuperação dos Bens Comuns


 
Este website é dedicado a recolher assinaturas para a campanha global Conclamação Para a Recuperação dos Bens Comuns, lançada no Fórum Social Mundial, que foi realizado em Belém do Pará, Brasil, em janeiro de 2009.
A apresentação da Conclamação Para a Recuperação dos Bens Comuns, no FSM 2009, foi o ponto inicial da mobilização internacional para reivindicar, proteger e recriar os bens comuns.
A proposta desse projeto é de popularizar a noção dos Bens Comuns, através da abertura de espaços participativos que nos permitam compartilhar e discutir idéias e iniciativas relacionadas ao futuro dos bens comuns.
O Manifesto é apenas o ponto inicial. Todos estão convidados a comentar criticamente e a compartilhar seus pontos de vistas, idéias e práticas comuns. Além disso, o Manifesto, como deve ficar bastante óbvio da sua leitura, toma inspiração em vários textos e idéias que vem sendo produzidos nos últimos anos.
Convidamos a todos a assinar o Manifesto, discuti-lo e divulgá-lo.
As iniciativas e práticas relacionadas aos vários aspectos dos Bens Comuns são inúmeras e muito diversificadas. Agricultores, educadores, pacientes, técnicos, ativistas, cientistas, artistas, pais, etc, todos lutam diariamente pelos Bens Comuns, com imaginação e criatividade.
O objetivo da campanha é reunir todas essas iniciativas, e multiplicar seus impactos através da criação de novos laços - tanto no ciberespaço como no contato pessoal - entre as pessoas que as levam adiante em todo o mundo. Buscamos facilitar a criação de novas idéias e mobilizações, tão livres, criativas e diversas quanto possível.
Convidamos a todos a apresentarem suas iniciativas de reivindicação, proteção e criação dos Bens Comuns, no seguinte sítio:http://benscomuns.org. Aproveite a oportunidade de promover a sua própria iniciativa e essa campanha; chame seus amigos e colegas para assinar o Manifesto, conecte pessoas e organizações, para que os Bens Comuns sejam o assunto prioritário da agenda dos movimentos sociais globais.


Conclamação Para a recuperação dos bens comuns

 
A privatização e a mercantilização dos elementos vitais para a humanidade e o planeta são mais fortes do que nunca. Seguindo-se à exploração dos recursos naturais e do trabalho humano, esse processo se acelera e estende-se aos conhecimentos, às culturas, à educação, às comunicações, à vida, ao patrimônio genético e às suas modificações. O bem-estar de todos e a preservação da Terra são sacrificadas ao lucro imediato de poucos.
As conseqüências deste processo são nefastas. Elas são visíveis e conhecidas de todos: sofrimento e morte daqueles que são negligenciados pela pesquisa orientada a fins comerciais, e que não podem ter acesso aos tratamentos patentados; destruição do meio-ambiente e da biodiversidade; aquecimento global; dependência alimentar dos países pobres; empobrecimento da diversidade cultural; limitações de acesso ao conhecimento e à educação pelo sistema estabelecido de propriedade intelectual; impacto nefasto da cultura consumista.
O Fórum Social Mundial de 2009, em Belém do Pará, no Brasil, desenvolve-se no momento em que a globalização capitalista, dominada pelas finanças fora de qualquer controle público, fracassa espetacularmente. Mas também no momento em que emerge uma tomada de consciência de que há certos bens – e a natureza inclui-se entre eles – que são de uso comum a todos os seres humanos, e não podem ser de forma alguma privatizados ou considerados como mercadorias.
Esta tomada de consciência se apóia em uma visão de sociedade que coloca o respeito aos direitos humanos, a participação democrática e a colaboração no coração destes valores. As iniciativas alternativas estão se desenvolvendo em numerosos domínios para defender a água e os rios, a terra, as sementes, a biodiversidade, o conhecimento, as ciências e os saberes ancestrais, as florestas, os mares, o vento, a moeda, a comunicação e a criação de redes, a cultura, a música e outras artes, as tecnologias abertas e os softwares livres, os serviços públicos de educação, saúde, saneamento e previdência.
Os signatários do presente manifesto, lançado no Fórum Social Mundial de 2009, chamam todos os cidadãos do mundo e suas organizações a se engajarem na ação pela recuperação e criação de bens comuns da humanidade e do planeta para que sua gestão seja assumida de forma participativa e colaborativa pelas pessoas e comunidades concernidas, e à escala da humanidade na perspectiva de um mundo sustentável.
Os signatários chamam os cidadãos de todo o mundo e suas organizações para aprofundarem a noção de bens comuns e compartilharem suas abordagens e experiências no esforço de desprivatização e desmercantilização dos bens comuns da humanidade e do planeta para articularem as lutas de suas próprias organizações, reforçando mutuamente suas campanhas e iniciativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SER(ES) AFINS