quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Carta do Mundo Livre

Postado em http://holosecologiaintegral.blogspot.com/


Você conhece a "Carta do Mundo Livre"?




A "borboleta da urtiga"

é o símbolo da Carta do Mundo Livre.

Representa a liberdade,

a simplicidade,

a maturidade e a fragilidade.

Sob o ´titulo "mundo livre" podem se encaixar muitos rótulos, anseios, aspirações. Um mundo livre de opressão, um mundo livre de violência. Livre de classes. Livre de ganância. Livre de dinheiro, por que não? Parece absurdo? Pois é justamente a supressão do dinheiro o desejo dos signatários da "Carta do Mundo Livre". A ideia parte de dez princípios para estabelecer "uma nova sociedade mundial baseada na justiça, senso comum e sobrevivência". São eles:





1. A maior preocupação da humanidade é o bem comum conjunto de todos os seres vivos e biosfera.

2. A vida é preciosa em todas as suas formas, e livre de se desenvolver no bem comum conjunto.

3. Os recursos naturais da Terra são, à nascença, um direito de todos os seus habitantes, e livres para partilhar no bem comum conjunto.

4. Todo o ser humano é uma parte igual de uma comunidade mundial de humanos, e um cidadão livre da Terra.

5. A nossa comunidade é fundada no espírito de cooperação e no entendimento da Natureza, proporcionados pela educação básica.

6. A nossa comunidade proporciona a todos os seus membros as necessidades para uma vida saudável, plena e sustentável, livremente e sem obrigações.

7. A nossa comunidade respeita os limites da Natureza e dos seus recursos, assegurando o consumo e desperdício mínimos.

8. nossa comunidade encontra soluções e promove o progresso principalmente através da aplicação da lógica e do melhor conhecimento disponível.

9. A nossa comunidade reconhece o seu dever de protecção e compaixão para com membros impossibilitados de contribuir.

10. A nossa comunidade reconhece a sua responsabilidade em manter uma biosfera diversa e sustentável de que toda a vida futura possa desfrutar.







Para obter mais informações e se juntar a pessoas de mais de 150 países que já assinaram o documento, acesse: Carta do Mundo Livre - www.freeworldcharter.org/?l=pt


Postado por Pâmela Belliato às 1:24 PM 0 comentários

Um comentário:

  1. Mesmo vendo seu blog 5 anos após a publicação, mesmo sem saber se você ainda está viva ou se vai responder a esse comentário... ... Estou pensando seriamente em como divulgar ela de forma eficiente, pois para todas as pessoas com a qual eu falo ou divulgo, parecem achar que é uma tentativa de ser anarquista, ou que estou invocando com eles, ou que estou tentando me achar, ou socar a ideia na cabeça deles. Então elas parecem ignorar por completo sobre o assunto, são repulsivos, e quando retomo o assunto perguntando se já assinaram a carta, eles dizem: lá vem tu com essa coisa de novo...
    Espero que você não tenha desistido de tentar ainda...
    Descobri sobre essa carta faz 3 dias

    ResponderExcluir

SER(ES) AFINS