Publicado pela http://www.adital.com.br
Ao longo da história, a percepção equivocada de separação entre o ser humano e a natureza, potencializada por um pensar fragmentado e pelo modelo econômico, trouxe sérias conseqüências. Vivemos em uma economia que tem como pilar principal, o crescimento patológico do consumismo.
As nações têm se vangloriado do crescimento das instituições escolares, do aumento do PIB e do desenvolvimento e modernização de suas cidades. No entanto, nos encontramos com menos solo fértil, menos florestas, menos água limpa, menos saúde. Estamos padecendo como nossas florestas e nossas terras têm adoecido, colocando em risco não apenas a vida de nossa espécie, mas de toda a comunidade da vida nesse planeta.
É um momento oportuno, diante desse perplexo (e contraditório) cenário, fazer algumas reflexões, pois o tumulto e a crise de nossos tempos oferecem uma oportunidade de fazermos mudanças fundamentais e de reavaliar nossos pressupostos e padrões habituais de vida. Poderíamos atrever-nos com as seguintes perguntas: como estamos instruindo nossos jovens e preparando as gerações vindouras? Que valores e interesses estão envolvidos no processo de educar? Para que educamos? O que vale a pena ser ensinado?Se queremos efetivamente mudar os padrões auto-destrutivos que criamos, devemos começar pela transformação de todo sistema educacional. William James escreveu:"A maior revolução do nosso tempo é a de que os seres humanos, ao mudarem as atitudes internas de suas mentes, podem mudar os aspectos externos de suas vidas". Isto é, mude a ótica, e teremos uma nova ética.
As escolas de hoje fazem pouco para exercitar a imaginação, motivar ou criar sistemas democráticos. Nossa pedagogia é tecnicista, linear e antropocêntrica, favorece a neutralidade científica, a lógica, a análise dos fatos e a exclusão da emoção na aprendizagem. Privilegiamos o individualismo, a competição, os títulos, o poder aquisitivo.
As instituições e governos devem reconhecer, primeiramente, que toda a educação é ambiental, pois somos parte do mundo natural. Devemos reconhecer a falha da educação em perceber nossa inextricável ligação com sistemas naturais, e da incapacidade de unir intelecto, afeição e lealdade às ecologias das bioregiões. A educação não pode somente ocorrer dentro da sala de aula. Achar que o único aprendizado válido é aquele encontrado entre quatro paredes por via de um currículo cristalizado é um grande equívoco. A mais profunda educação ocorre nos bairros, em casa, no trajeto para a escola, nas experiências humanas. Não nos livros didáticos.
Para evoluirmos nas questões de justiça social, sustentabilidade, saúde integral e cultura de paz, há a necessidade de abrir um espaço para um saber-e-fazer que ligue o que foi separado, que respeite o diverso, e ao mesmo tempo, reconheça a unidade na diversidade e a interdependência das partes. Nessa ecologia, onde a consciência e o mundo estão entrelaçados, não serão mais as identidades nacionais que farão a diferença, e sim, a inteligência coletiva, como afirma Pierre Levy. O conhecimento para o lucro deve tornar-se o conhecimento para a totalidade e plenitude do ser. Deve haver o resgate de valores e comportamentos como a compaixão, a generosidade, a confiança, o respeito mútuo, a responsabilidade, o compromisso, a solidariedade e a iniciativa.
A nova educação abre caminhos para a Ecoformação, que, através da educação transdisciplinar e biocêntrica (centrada na vida), é fundamentada na afetividade da vida, no compartilhar e na construção coletiva de experiências, sentimentos e saberes. É uma educação que tem em vista a ampliação da consciência para uma ética de cuidado e solidariedade com o outro e com a natureza.
Assim como o movimento das ecovilas surge como uma resposta consciente ao problema complexo de mover o planeta em direção a uma sociedade sustentável, pensamos na formação de "ecovilas pessoais" simbólicas. Inspirando-nos nas palavras de Pierre Levy: a Ecoformação acolhe uma visão celebrativa da vida surgindo como "um canto de amor ao mundo contemporâneo e ao futuro que ele traz em seu seio".
O processo estratégico da Ecoformação auxilia no desenvolvimento de valores e habilidades, orientando a transição para a sustentabilidade ambiental, o protagonismo social e a cultura de paz.
* Nicole é coordenadora do Curso de Ecoformação: Rumo à Prosperidade Sustentável e à Cultura de Paz,
Co-fundadora da Floresta dos Unicórnios. Graduada em antropologia pela Bryn Mawr College, nos EUA, e pela Universidade de Harare, Zimbabwe. Pós-graduada em Desenvolvimento Humano e Transdisciplinaridade pela Universidade Internacional da Paz. Nos últimos seis anos, pesquisa conceitos e projetos de sustentabilidade em diversas áreas. Passou 2004 na Índia, colhendo experiências de comunidades e projetos de desenvolvimento sustentável. Teve a oportunidade de trabalhar nos Himalaias, junto a comunidades budistas e documentar os impactos da globalização na cultura e sociedade Ladakhi. Em 2006, fundou a Metta Olhar, empresa dedicada à criação de documentários sócio-ambientais para a disseminação de conhecimentos e experiências na área de sustentabilidade e espiritualide
Segue convite e programa:
Caros amigos e amigas da Floresta,
Mais uma vez convidamos vocês a estarem conosco neste instigante curso com enorme potencial de transformação!
Assistam os vídeos da ECO: http://www.youtube.com/user/nicoleroitberg#p/a/u/1/kfXNkrSfjRc http://www.youtube.com/user/nicoleroitberg#p/a/u/0/FKkc1P-0Gok
ou acesse a página do curso: http://www.florestadosunicornios.com.br/eco/eco.html
Cronograma e Conteúdo Programático
Módulos de imersão: Abertura e encerramento: Sexta às 14h - Domingo, às 18h.
Módulo de imersão Bioarquitetura: Quinta às 19h – Domingo, às 18h
Demais módulos: Sábados e domingos, das 9h às 18h
MÓDULO I: Evolução do Cosmos, Evolução Humana e Ecosofias.
20, 21, 22 de Agosto 2010 (imersão)
Local: Espaço Arco-Íris – São Roque.
Facilitadores: Diogo Alvim, Paulo Varella, Sandra Taiar
Conteúdo Programático: Evolução humana, crise socioambiental e suas causas; História do ambientalismo; Ecosofias, teorias e princípios ecológicos.
MÓDULO II: Uma Nova Escuta: Universos e Ciclos nos Ecossistemas Humanos e Ambientais
11 e 12 de Setembro 2010
Local: Floresta dos Unicórnios – Granja Viana.
Facilitador: Peter Webb
Conteúdo Programático: Os ecossistemas como guias: impermanência, regeneração, equilíbrio e biodiversidade; Investigação e experiências das árvores; Conexões e qualidades invisíveis das plantas e humanas; Ciclos de vida e morte; Ecopsicologia.
MÓDULO III: Culturas Colaborativas e Redes Sociais
23 e 24 de Outubro 2010
Local: Floresta dos Unicórnios - Granja Viana.
Facilitadores: Lourdes Alves, Camila Bianchi e Nina Orlow, Vivianne Amaral.
Conteúdo Programático: Culturas colaborativas, redes de solidariedade, Cultura de Aprendizagem: Competitiva e Colaborativa; Perspectivas de Desenvolvimento a partir da formação de Redes Sociais; O movimento digital colaborativo: Softwares livres, Wickipedia, Creative Commons, Copy Left; Redes da Agenda 21; técnicas de diálogo.
MÓDULO IV: Consumo Solidário e Alimentação Sustentável.
20 e 21 de Novembro
Local: Floresta dos Unicórnios - Granja Viana.
Facilitadores: Maluh Barciotte, Instituto Alana, Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, Claudia Mattos
Conteúdo Programático: Consumo Crítico e Solidário, Padrões e impactos do consumo atual, Consumo Infantil, Alimentação limpa, justa e sustentável.
MÓDULO V: Alianças e Cooperação para um Futuro Sustentável: Governança, Socioeconomia Solidária e Empreendedorismo sustentável
11 e 12 de Dezembro 2010
Local: Floresta dos Unicórnios - Granja Viana.
Facilitadores: Felipe Bannitz, Marcelo Linguitte
Conteúdo Programático: Ações, relações e modos de organização da vida e da produção humana; Socioeconomia solidária e moedas sociais. As dimensões exterior e interior das relações de troca. Evolução da participação das empresas com questões sociais e ambientais: da filantropia à sustentabilidade; Conceitos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade empresa; Os grandes desafios da sustentabilidade para as empresas.
MÓDULO VI: Ecodesign, Bioarquitetura e o Saber-Fazer Humano.
27 a 30 de Janeiro 2011 (imersão)
Locais: Espaço Arco-Íris – São Roque.
Facilitadores: Francisco Lima e Guilherme Castagna, Sandra Taiar.
Conteúdo Programático: Panorama Atual da produção de construção civil e do Design Humano; Crises e suas causas na construção e no design; Princípios de Ecodesign e Design Regenerativo; A Natureza como inspiração; Construindo com técnicas de bioarquitetura e materiais naturais; A valorização do saber-fazer e o sagrado no vernacular; A casa como metabolismo: água e energia.
MÓDULO VII: Cultura de Paz, Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa.
26 e 27 de Fevereiro 2011
Local: Floresta dos Unicórnios - Granja Viana.
Facilitadores: Dominic Barter e Egberto Penido
Conteúdo Programático: Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa.
MÓDULO VIII: Ecovilas e Modelos de Assentamentos Sustentáveis
19 e 20 de Março 2011
Local: Floresta dos Unicórnios - Granja Viana/Morada da Floresta – São Paulo
Facilitadores: Edson Hiroshi (a confirmar), Claudio Spinola e Ana Paula Silva.
Conteúdo Programático: Assentamentos Sustentáveis e Ecovilas; Simplicidade voluntária, práticas de modelos econômicos e sociais sustentáveis, Ecotécnicas (minhocário, aquecedor solar, desidratador solar). Permacultura Urbana.
MÓDULO IX: Ciência e Espiritualidade: Medicina e Cura no Mundo Transdisciplinar.
16 e 17 de Abril 2011
Local: Floresta dos Unicórnios – Granja Viana.
Facilitadores: Clara Pelaez, Dr. Eliezer Berenstein, Kaka Werá Jecupé
Conteúdo Programático: Ciência e Espirtualidade como caminho para uma cultura de paz; Novas abordagens do feminino no mundo: a Gino-ecologia e a feminologia; Física quântica, complexidade e neurociência: novas fronteiras da consciência e evolução humana; A medicina da floresta e a ancestralidade; a natureza e o poder da cura.
MÓDULO X: Ética e estética: Ritos de passagem e celebração humana.
13 a 15 de Maio 2011 (imersão)
Local: Espaço Arco-Íris – São Roque.
Facilitadores: Ana Figueiredo, Sandra Taiar, José Romão Trigo de Aguiar, Jose Roberto Bueno
Conteúdo Programático: Corpo e experiência: mudanças e o processo vivo; Ética e Estética, Cultura de Paz, Rituais de Passagem; Ação do corpo e universo; Pele, Vestimenta e Morada da Terra, através do Corpo, Rito e Imagens.
Oi, conheça a Horta Pronta Online, a Hortinha que já vem pronta!
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Grato, Eliel.