terça-feira, 21 de setembro de 2010

O futuro do dinheiro e o dinheiro do futuro - Lolita Sala

Texto 1 – "Primitivos"

 Quando éramos “primitivos” e a natureza abastecia nossas necessidades (e o esperto que inventou a escritura lavrada em cartório não tinha nascido), claramente, o que as pessoas trocavam era serviços.
 Primeiro, (antes de decretarem que os seres podiam ter dono), era o simples serviço de extrair diferentes alimentos. Depois, pastorear,  tosquear uma ovelha, e entregar a lã, era trocado pelo servico de irrigar, colher e entregar sementes de trigo... coisas assim... Mais  adiante inventaram um jeito para tentar manter algum equilibrio entre os trabalhos envolvidos em cada troca: o dinheiro. O dinheiro é um registro. O que as notas de papel informam é que o portador disponibilizou uma certa quantidade de trabalho para um membro do seu grupo, fazendo jus, portanto a uma quantidade correspondente de trabalho de outro membro, ou do mesmo em um outro momento. E é isso que dizem os livros: "dinheiro é uma mercadoria de aceitação universal em um mercado; com função de meio de troca, unidade de conta e reserva de valor".

 Agora... crer que o assunto da economia é o dinheiro é como achar que o assunto da medicina é a bula do remédio. É uma inversão que se desdobra em uma série de distorções mentais, atitudinais e procedimentais que ficam para as proximas conversas. Na economia o importante, mesmo, é a vida das pessoas, ela trata de trabalho, isto é: a produção e distribuição de bens e serviços destinados ao consumo (já as conchas, o sal, metais, os papéis pintados, os plásticos magnéticos e as informações eletrônicas, qualquer anotação sobre o valor do trabalho, são, nitidamente, secundários, são um reflexo), esquecer o que realmente tem valor gera várias das profundas crueldades do nosso tempo.
 O tipo de moeda que usamos em todo o planeta faz uns 300 anos mais ou menos é causa de uma vida econômica insana e injusta. Entender as características e consequências da moeda do século 20, por que quando usamos uma nota de 10 reais estamos contribuindo para a degradação não é algo instantâneo, mas é muito útil para sairmos do enrosco no qual entramos devido a um truque sutil, mas até facil de compreender, tendo certas informações.
Várias experiencias com produção e comércio saudáveis foram iniciadas, testadas e algumas estão se consolidando com sucesso. Este espaço está aberto para trocarmos idéias sobre tudo isto, um pouco de cada vez. Quem ficar curioso,pode começar olhando os videos do http://abolicaodosjuros.blogspot.com/

E sobre o livro "O futuro do dinheiro" de Bernard Lietaer ver http://evolucaocriadora.blogspot.com/2009/11/o-futuro-do-dinheiro-bernard-lietaer.html)

 Lolita Sala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SER(ES) AFINS