quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Desenvolvendo a Sustentabilidade nas Comunidades

* Início
* A Rede
* Permacultura
* Eventos
* Infoteca
* Contato

« O que é Permacultura?
Biodiesel: produção caseira »
Desenvolvendo a sustentabilidade das comunidades
17 Jul 2006 por Skye em Design

As comunidades, grupos sociais ou mesmo toda uma sociedade sofrem mudanças, as vezes rapidamente. Mudança é parte essencial da vida. No passado assumia-se que as mudanças eram provenientes das pessoas no poder. Reis, imperadores ou políticos faziam decretos ou leis para determinar novidades, novos impostos e novas regras. Na realidade as mudanças são mais efetivas quando instigadas pela população, e na realidade as leis e decretos dos governantes são feitas geralmente quando as pessoas mudaram suas atitudes de tal maneira que quem estipula as leis é obrigado a determinar novas regras para acompanhar a população.

Um exemplo é a comunidade de Urungi, perto da cidade de Karachi, no Paquistão. São quase meio milhão de refugiados, morando em casas de papelão e plástico. Alguns deles decidiram que poderiam ajudar a melhorar sua situação. Como refugiados, o governo nem sequer reconhecia sua existência. Mesmo assim, este grupo começou a realizar reuniões para discutir suas necessidades, eles buscaram mais informações, se planejaram e conversaram mais. Em 20 anos este grupo construiu um sistema de esgoto em mais de 5000 ruas, fizeram mais de 90000 casas, construíram e equiparam 400 novas escolas, construíram e equiparam seus próprios centros médicos, instalaram sistema de captação de água e energia e iniciaram 25 novos negócios. Tudo isto foi conseguido sem nenhum apoio do governo nem de agências externas!!! Na realidade, posteriormente quando receberam oferta de auxílio, eles recusaram, considerando que para aceitá-la seriam estabelecidas tantas condições que praticamente destruiria a iniciativa da comunidade. Desta forma eles compreenderam que estariam melhor sem receber ajuda externa!

Princípios da mudança
Quais são os principais fatores envolvidos neste processo de mudança? Podemos usá-los? Podemos desenvolver ferramentas úteis para auxiliar nossas comunidades a melhorar seus níveis de desenvolvimento, saúde, alimentação, segurança e oportunidade de trabalho? Se as mudanças ocorrem de baixo para cima, como nós podemos estar cientes da mudança de atitude, como vamos saudar e apoiar este movimento natural?

Alguns resultados importantes da pesquisa moderna:

* Efeito placebo – em muitas áreas de pesquisa – medicina, educação, psicologia, treinamento militar – mostrou-se que a crença é um dos fatores mais críticos. Pacientes que acreditam que se recuperarão geralmente se recuperam melhor do que os que apresentam uma visão pessimista sobre suas chances. Estudantes que acreditam ter o melhor professor apresentam melhores resultados em provas do que aqueles que acreditam ter um mau professor. O que nós acreditamos é mais provável que se torne realidade.
* Efeito heliotrópico – uma grande palavra para indicar que pessoas ou um grupo de pessoas tende a mover-se para o melhor exemplo, para a melhor idéia que tenham. Assim como as plantas crescem em direção do sol, as pessoas movem-se para a melhor idéia disponível.
* Diálogo Inerente – todos nós já passamos pela experiência de ter uma opinião sobre uma pessoa ou evento, mas não externamos nossa opinião durante as reuniões oficiais. Porém falamos a respeito para um grupo pequeno ou para amigos mais íntimos. Existe uma diferença entro o que é dito publicamente e o que é sentido ou falado em particular. Geralmente, declarações públicas, decisões ou planos não são levados a diante, isto ocorre porque intimamente, não é o que desejamos. Para promover mudanças efetivas na comunidade nós precisamos ouvir nossos pensamentos mais íntimos, as estórias inerentes que são contadas. Através do compartilhamento destas estórias podemos provocar mudanças nas nossas interpretações.
* Estórias Múltiplas – Cada pessoa deve ter uma interpretação diferente sobre o que acontece em um evento específico. Tentar encontrar a “verdade” é, muitas vezes, tentador. Porém, todas estórias têm uma parte de verdade, especialmente quando envolve a emoção das pessoa, todas as versões são verdadeiras para eles. A diversidade de idéias e estórias que contamos é uma fonte de riqueza para a criatividade e oportunidade. Escute as diferentes estórias. Todas elas têm uma semente que pode germinar e provocar mudanças, para melhor.

Como colocar toda esta teoria na prática
Quando trabalhamos com comunidades locais, estes princípios podem ser usados para auxiliar a promover e acelerar as mudanças. Os passos básicos para auxiliar uma comunidade a definir seus objetivos e atingi-los são:

* Descoberta – Quais são os momentos importante para as pessoas da comunidade? O que eles mais apreciam dentro da comunidade? Qual é a melhor e mais feliz lembrança que a comunidade se recorda? Por quê? Estas informações são obtidas através de conversas com cada membro da comunidade, ouvindo, listando e gravando cuidadosamente cada estória.
* Sonho – em um pequeno grupo, ouça novamente as estórias, tente encontrar um fio comum, analise e identifique quais são as motivações e sentimentos que estão por trás destas estórias. Isto feito, sonhe em como seria ter MAIS destes sentimentos, estes momentos especiais e felizes. Ponha estes sonhos na forma de fortes declarações de ambição. Sonhe em como seria a comunidade se ela tivesse mais destes fatores positivos.
* Desenhe – Agora comece a pensar nas ações necessárias para colocar seus sonhos em prática. Parte deste processo será um replanejamento físico da comunidade, usando um modelo de escala grande da área da comunidade e um processo de participação pública que permite que todos contribuam com suas idéias e ideais.
* Entrega – que ações são necessária para tornar isto uma realidade? Que ações nós podemos exercer hoje para começarmos a nos mover na direção desejada? Que ações são mais complexas e necessitam mais tempo para serem realizadas? Quem terá a responsabilidade de dar estes passos? Como a comunidade será continuamente informada sobre o andamento do processo? Como a comunidade poderá monitorar o programa e modificá-lo ou redirecioná-lo, caso necessário?

Como foi visto no exemplo de Urungi, quando toda comunidade tem um sonho, consegue falar e definir este sonho, então podem planejar e executá-lo. O desenvolvimento da comunidade não resulta de idéias trazidas de fora, mas sim da decisão da própria comunidade, sobre suas necessidades e desejos podendo então realizá-los.

Este é o GRANDE desafio: esclarecer o que a comunidade realmente QUER; ter a coragem de SONHAR o melhor sonho possível; se conseguirmos SONHAR com CLAREZA suficiente, então o sonho pode tornar-se REALIDADE.
14 Respostas para “Desenvolvendo a sustentabilidade das comunidades”
Agregador para este artigo Endereço de Rastreamento

1. 1 Antonio Nascimento Figueiredo Filho Ago 22nd, 2006 at 19:40

Toda sustentabilidade é voltada para preservação da especie ,e nela o homem fica mais perto da natureza preservando inovando e reciclando pque só assim atravez,da inovação unido com meio ambiente é possivel tornar um ambiente favoravel e vantajoso a qualquert especie qdo se cultua e não há destroi.
2. 2 Lígia Prado Ago 24th, 2006 at 17:05

A sustentabilidade de uma comunidade envolve muitos aspectos.
O texto do Skye enfatiza a sustentabilidade do tecido da cominudade em si, das relações entre as pessoas que levam à construção de um ambiente favorável à duração da comunidade.

Sobre este aspecto existe uma ampla gama de considerações a tecer, mas antes quero comentar a resposta do Antonio: ela se ateve à sustentabilidade biológica, e isto é importante porque o diálogo oficial e da mídia sobre sustentabilidade nem sequer chega a tanto. O que se ouve e lê é sobre sustentabilidade do modelo econômico.

Quanto à sustentabilidade da espécie humana no tempo, e portanto a do seu ambiente, o tema é complexo e delicado, já que, honestamente falando, o mundo está caminhando na direção oposta. Para se ter uma idéia do que seria sustentabilidade da comunidade, no sentido de exploração sustentável - de verdade - do ambiente, pode-se ver a organização, por exemplo, da Reserva Extrativista do Alto Juruá, no Acre.

A sustentabilidade da comunidade enquanto tal, enquanto agrupamento humano vivo e portanto dinâmico e dialético, a mim parece ter um bom exemplo nas experiânicas anarquistas do começo do século XX, na Espanha. O ponto básico é que “o homem que governa a si mesmo não precisa de governo”.

Na sociedade como a conhecemos, em que vivemos, o que se costuma chamar de ética, de comportamento socialmente correto, é apenas um jogo de aparências e de normas de polidez. A verdadeira comunidade exige que cada pessoa seja de uma veracidade total e profunda consigo mesma, e que, no relacionamento com todas as outras, seja movida pelo amor, ou seja, pelo desejo verdadeiro de que todos prosperem.

O que é prosperar? É ter condições de se tornar aquilo que a pessoa nasceu para ser, ter condições de explorar e desenvolver seus potenciais como ser humano.
3. 3 Delci E. Lucero Ago 24th, 2006 at 17:39

Falar sobre sustentabilidade é dizer sobre as possibilidades de manter vivas as espécies que se situam no ambiente e de outras que saudavelmente poderão vir a habitar esse mesmo ambiente. Assim, é primordial que o homem como ser que se diz “pensante” use a inteligência na procura constante do favorecimento da vida.
4. 4 Itamar Vieira Ago 28th, 2006 at 11:45

Parabéns Skye. Esse artigo está bem escrito. É objetivo e oportuno. Vamos usá-lo como material de estudo nas reuniões de nosso grupo aqui de Criciúma. Muito obrigado.
5. 5 André Luiz C.P.e Souza Set 1st, 2006 at 0:17

Muitos aspectos podemos notar,mas creio que os mais importantes são o da mudança e o da quebra de paradigmas.Muito obrigado,este texto já me fez diferente,só em ter lido,parabéns pela serenidade necessária ao ser humano.
6. 6 altair Dez 23rd, 2006 at 22:55

Manda vê p/Alexandr, Moca Daniel…
7. 7 Gabriela Jan 16th, 2007 at 14:55

Gostei muito do texto…
Principalmente quando você fala da idéia de auto governo. Nunca tinha pensado por esse lado.
A permacultura nos permite ser capazes de obter tudo, ou quase tudo do que necessitamos ali mesmo, onde nos instalamos. Com isso, instalamos nossos próprios sistemas básicos, como água, moradia, etc.
Adorei sua comparação. Parabéns.
8. 8 Leni da Silva Jan 21st, 2007 at 15:55

TEMOS QUE “D E S E L I T I Z A R” O CONHECIMENTO E ESTUDO DA PERMACULTURA, TORNÁ-LA DE LIVRE E FÁCIL ACESSO, PRINCIPALMENTE ÀS COMUNIDADES MAIS “CARENTES CULTURALMENTE” E EM SITUAÇÃO DE RISCO, NAS PERIFERIAS DAS CIDADES CAPITAIS, OU EM OUTRO LUGAR QUALQUER ONDE O VIVER É UM CAOS, NORMALMENTE EM CIMA DE ESGOTOS À CÉU ABERTO.

Leni da Silva.
9. 9 Léo Magalhães Abr 7th, 2007 at 21:05

Lígia,

Assino embaixo o que dizes. Realmente, a mídia e os governos estão mais preocupados em sustentar o status quo, ou seja, estão preocupados em manter o LUCRO sustentável… Poucos entram na discussão se o próprio paradigma capitalista é sustentável.
Assino embaixo também quanto às comunidades anarquistas da Espanha. Havendo ética, havendo conhecimento e boa-vontade, não há necessidade de governo. Pelo menos não no sentido como entendemos a palavra…
Temos que difundir o conhecimento e a ética da permacultura para que um novo mundo seja construído de cima para baixo, sem ajuda de governos, que em 99% do tempo só estão para manter os interesses das elites…

NAMASTÊ (Deus em mim saúda Deus em você)
10. 10 Rosimeire de Lima Camilo Ago 17th, 2007 at 13:43

Meire 17/08/07

concordo plenamente com a idéia de que nós somos os nossos próprios governantes tb sobre a sustentabilidade
porém a grande maioria das pessoas parece ter uma venda nos olhos p/não enxergar oque esta acontecendo. O caminho ecologico é uma necessidade urgente para salvar o nosso planeta independente da condição social das pessoas. gostaria muito de fazer um curso de permacultura, de morar numa ecovila mas não encontro ninguem que tenha as mesmas ideias. minha colaboração no momento é a reciclagem de lixo, a alimentação vegetariana e o uso consciente de agua e luz, mas desejo muito mais do que isso, por ex: encontrar pessoas que comprtilhassem da idéia de viver o
mais ecologicamente possível.

muita luz e beijos a todos vcs.
11. 11 marcos tomsic Dez 13th, 2007 at 11:26

DEUS NÃO EXISTE!!
12. 12 ana cleo Abr 8th, 2008 at 14:12

eu achei esse site super interessanta contem informações que até antes eu nem sabia fiquei muito surpreendida!!! adorei esse site bjs ana
13. 13 darlene Fev 4th, 2009 at 22:04

vivemos em um eterno comsuno so fazemos sugar e destrui toda essa beleza que a terra nos propicia se não pensamos em sustentabilidade agora sofreremos muito mas no futuro.
14. 14 Fàtima nunes Mai 27th, 2009 at 1:24

Olá, Moro em Apodi-RN,tomei conhecimento sobre esse movimento e gostaria de saber se existe algum projeto para trabalhar a permacultura como proposta pedagógica na escola.

Publicando Seu Comentário
Aguarde por favor
Deixe uma Resposta
Houve algum erro com seu comentário, por favor tente novamente.

Nome (obrigatório)

Email (não será publicado) (obrigatório)

Website


Busca
Tópicos

* Bioconstrução (1)
* Design (6)
* Educação (5)
* Energia (1)
* Eventos (21)
* Organização (3)
* Permacultura (4)



map

www.permear.org.br foi desenvolvido por permacultores usando Wordpress e K2
Assinar Artigos RSS e Comentários RSS | Entrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SER(ES) AFINS