quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Evento -- Novos bancos e moedas

“Não estamos numa era de mudanças mas numa mudança de Era”

Chris Anderson

Crie Futuros Iberoamérica, Novos Bancos e Moedas

A grande mudança que estamos vivendo é a passagem de séculos onde tudo se organizava em torno exclusivamente de bens materiais para um novo momento onde a sustentabilidade e o desenvolvimento se apóiam em outras dimensões: o social, ambiental e cultural. Prova disso são as crises financeira e ambiental que demandam mudanças urgentes.

Outro elemento central neste momento de transição é a centralidade do intangível (criatividade, cultuar e conhecimento) para o desenvolvimento sustentável de países, comunidades, empresas. Enquanto os recursos materiais ( terra , ouro , petróleo) são finitos, a criatividade a cultura e o conhecimento são infinitos e são os únicos recursos que se renovam e multiplicam com o uso. Representam uma verdadeira galinha de ovos de ouro, que para ser aproveitada e não virar “canja” necessita de novos indicadores de riqueza, novas moedas e novos bancos.

Indicadores como o FIB, ( Felicidade Interna Bruta para substitui o PIB) originário do Butão, aplicado no Canadá e que está mobilizando o cenário internacional ( por exemplo a França). Novos Bancos que facilitem a troca de outros valores que não sejam as moedas tradicionais e tenham modelos de gestão democráticos e enraizados nas comunidades.

Novas Moedas capazes de avaliar ( e permitir a troca ) entre as várias formas de capital: capital social, capital humano, capital natural, capital cultural e outros.
Enfim, pela primeira vez na história temos recursos, conhecimento e pessoas para criar o mundo que desejamos e merecemos. O fator mais urgente para que possamos aproveitar essa oportunidade rara é talvez a re-invenção da economia.Uma nova Economia para a gestão dos recursos abundantes que os ativos intangíveis e a tecnologia oferecem, em um mundo baseado na percepção de nossa interdependência e portanto ciente que a chave está na cooperação e na ética. Uma nova economia Inclusiva, cuja dinâmica venha da relação harmônica entre macro economia de escala e a micro economia de nicho. Uma nova economia que vai necessitar novas medidas, moedas e indicadores.

Crie Futuros Novos Bancos e Moedas reúne pessoas e instituições cujo trabalho no presente já cria futuros desejáveis. Temos pesquisadores e especialistas internacionais oriundos de práticas referência que além de nos contarem sobre suas atividades vão descrever o futuro desejável para o qual trabalham.
O evento será transmitido pela internet e mescla participação presencial e virtual (outros países participam pela web). Conta com a interação do público e palestrantes que, através da dinâmicas, criam visões de futuros desejáveis.

Apoio

BNDES
AECID
Outros realizadores


Conheça a lista dos palestrantes já confirmados...
Anne Louette - São Paulo - Brasil

Autora do Compendio de Sustentabilidade das nações”, que mapeia 25 indicadores econômicos alternativos e complementares às métricas do PIB, que incorporam novas medidas de sustentabilidade econômicas, ambientais, sociais, éticas e culturais, além da inclusão de parâmetros de avaliação da felicidade/qualidade de vida.


Lala Deheinzelin - São Paulo - Brasil

Enthusiasmo Cultural e Instituto Suba. Assessora em Economia Criativa, Desenvolvimento e Futuros para o PNUD, UNESCO, OEI, Criadora e coordenadora de Crie Futuros.

Tião Rocha - Minas Gerais - Brasil
Premiadíssimo empreendedor social , criador do CPCD, Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento e do Banco de Êxitos S/A. Criou indicadores de desempenho “qualitativos”, que abrangem as demais dimensões além da econômica.

Miguel Yasuyuki Hirota - Japão
Criador do Online Laboratory on Complementary Curriencies. Pesquisou as experiênciais mundiais no assunto, dividindo em categorias, e promove atividade ligadas à moedas complementares no Japão.

Cesar Matsumoto - ITCP – FGV, AGESOL
Integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getulio Vargas onde desenvolve diversos trabalhos em microfinanças, moedas sociais e bancos comunitários visando a promoção do desenvolvimento local nas comunidades onde atua. Realizou pesquisa acadêmica sobre a experiência Banco Palmas (Fortaleza, Ce) e promove palestras e seminários sobre o tema das moedas complementares e bancos comunitários.

Heloisa Primavera - Argentina
Uma das maiores especialistas mundiais em Economia Solidária, fundadora da Rede Latino Americana de Socioeconomia Solidária
(Redlases). É coordenadora do Projeto Colibri. Recebeu o Premio de Mulher do Ano do Instituto de Estudos Políticos e Sociais, na Argentina.

Pablo Capilé - Mato Grosso, Brasil
Espaço Cubo. Criador da moeda Cubo Card que deu origem à um complexo e completo sistema , o Circuito For a do Eixo, que reúne 37 coletivos em 17 estados e gerencia: (1) Fora do Eixo Card ( integrando moedas complementares dos coletivos;(2) Fora do Eixo Discos, reunindo os selos; Portal : reunindo blogs dos participantes; circuito de distribuição, congresso, festival e Rede de Festivais Independentes.

Stephen De Meulenaere - Bali, Indonésia
Coordenador da ONG Complementary Currency,, uma plataforma digital que atua como fonte de pesquisa on line.Trabalhou na introdução ou fortalecimento de moedas complementares em países da America, Ásia e Indonésia e desenvolveu a teoria que modelos duais de moedas complementares ( moeda nacional+ moeda/tempo para comunidade )podem ser uma solução para preservação do tecido social e cultural em tempos de globalização.

Pablo José Hales Beseler - Banco do Tempo, Chile
Experiência onde os participantes cooperam através de troca de horas de trabalho, que também pode ser “moeda” para outros produtos e serviços.
HomeCrie FuturosPalestrantesProgramaçãoPúblico AlvoLocal e dataWikiFuturosContato

Público Alvo

De forma genérica o evento destina-se a gestores públicos e privados, empreendedores, membros da academia de diversas áreas, criadores, organizações da sociedade civil; instituições ligadas à economia, fomento e cooperação, jovens, enfim todos aqueles envolvidos em processos de inovação e pensamento prospectivo.

Cabe ressaltar que graças à Rede Crie Futuros Ibero America , à transmissão ao vivo por Web TV e ao fato dos materiais serem reprisados 24 horas por dia na TV Crie Futuros nosso público alvo inclui tantos países quantos forem os interessados no tema.

O evento será gratuito a todos os participantes

Data
O evento irá ocorrer em 13 e 14 de Outubro de 2009 no auditório da FGV Berrini em São Paulo - SP
Endereço: Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1376 - Itaim Bibi
Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SER(ES) AFINS