sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Inquietações sobre o Fórum Amazônia Sustentável - Rogério Almeida

Amazônia, mineração, modelo de desenvolvimento, poluição


[EcoDebate] Na ilha São Luís, Maranhão existe uma fábrica de alumínio da ALCOA há mais de duas décadas. O Sindicato dos Metalúrgicos tem denunciado abusos de toda ordem por parte da multi-nacional estadunidense. Há passivos sobre problemas de saúde oriundos de praticas laborais, assédio moral e ainda impactos ambientais. A coerção pública e privada contra ações do sindicato tem sido pauta constante do boletim da entidade dos trabalhadores. Quem melhor conhece os passivos ambientais é a população rural vizinha à fábrica, que padece com problemas de poluição dos recursos hídricos e redução da quantidade de peixes.

No município de Barcarena, Pará, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), mantém duas fábricas da cadeia produtiva do alumínio, a Alunorte, que transforma a matéria prima bauxita em alumina, e a ALBRAS, que transforma a alumina em alumínio. Uma associação em defesa dos operários e ex-operários das fábricas tenta a todo custo encaminhar passivos na área da saúde laboral. Há registros de problemas neurológicos e cardíacos entre outros.

Segundo a coordenação da associação há cerca de 120 pessoas com graves problemas. Ao se constatar os problemas de saúde, a demissão tem siso o atalho mais comum. Quando ainda possuía uma direção de caráter combativo o Sindicato dos Químicos de Barcarena cumpria o papel de encaminhar nas mais diversas esferas as questões de assédio moral, saúde e ambiental contra as empresas da CVRD.

Na derradeira eleição, que teve com resultado a derrota da chapa cutista, até coerção física foi registrada contra a ex-diretoria do sindicato, que segundo a direção da CUT Pará, só perdeu a eleição por conta do aporte da empresa. No aspecto trabalhista, a companhia contabiliza mais de 8 mil denúncias na região de Carajás, município de Parauapebas, sudeste do Pará.. Nos estados onde as empresas atuam não se noticia nada contra as mesmas, que graças a uma eficiente política de marketing neutraliza a imprensa.

Nas academias é vasto o material que aborda o caráter de enclave que conforma a atividade de mineração na Amazônia, onde se maximiza os louros em outras plagas e se socializa todos os tipos de mazelas no entorno dos grandes projetos. As duas empresas em questão, a CVRD e a ALCOA patrocinaram o lançamento e integram o Fórum Amazônia Sustentável, lançado em Belém, no derradeiro dia 05 de novembro. O cordão ganha robustez com a adesão da maior rede de setores populares da região, o Grupo de Trabalho Amazônia (GTA) e também ONG´s. É a força da grana que predomina?

Recursos naturais e a sustentabilidade

As duas empresas em relevo possuem abissais interesses nos recursos da região e estão em processo de ampliação das respectivas fábricas. Bem como são associadas em vários empreendimentos de produção de energia, hidrelétricas, como a localizada na tensa fronteira do Maranhão com o Tocantins, no município de Estreito. A energia é o principal insumo na produção do alumínio. Por isso tornou-se comum enfatizar que lingote de alumínio é exportação de energia concentrada e subsidiada pela sociedade. A CVRD tem um vasto portfólio em logística que passa por hidrelétricas, termelétricas e ferrovias além ampliação de exploração de várias frentes de mineração.

Já a ALCOA além do interesse geração de energia pleiteia a exploração de bauxita no oeste do Pará, no antes pacato município de Juruti. As peças sobre os impactos sociais e ambientais (EIA/RIMA), exigências no processo de licenciamento de exploração, são um capítulo à parte. Comumente verdadeiras pérolas de omissão e manipulação de dados..Sem falar nas audiências públicas, onde as mesmas são apresentadas, de causar inveja a qualquer performance do circo de Soleil.

Nada mais estratégico para a “boa imagem” das empresas que criar um espaço de “debate” sobre sustentabilidade da região. Ainda mais quando à cada dia o debate sobre o tema transborda diversas agendas.. O marketing tem aflorado como a principal dimensão na apropriação sobre a categoria sustentável quando se analisa a perspectiva das empresas. Sobre a questão, o professor de semiótica Edílson Cazeloto em artigo intitulado: Entre ecorrevocionários e ecorreformistaso papel da mídia, publicado na edição 36, setembro/2007 da revista Democracia Viva/IBASE, esclarece com sobriedade a disputa sobre a categoria.

Em um trecho da análise o professor enfatiza: “Enquanto a maior parte da humanidade vê no aquecimento global a iminência de uma tragédia ímpar, os bens aventurados do capital, já sentem no ar o cheiro de oportunidades para o lucro. Para essa parcela, a sustentabilidade tornou-se uma forma de agregar valor às marcas de seus produtos e ao capital de suas empresas. É o chamado capitalismo verde, que vem ganhando a adesão de empresas (na maioria, corporações globais) como um novo Eldorado.”

Rogério Almeida é colaborador da rede www.forumcarajas.org.br, colaborador e articulista do EcoDebate

publicado pelo EcoDebate.com.br

Post to Twitter
Sobre o mesmo tema leiam, também:

* Para Ignacy Sachs a Amazônia pode ser laboratório de novo modelo de desenvolvimento
* Expansão da ‘fronteira elétrica’ para a Amazônia: para que e para quem? artigo de Luis Fernando Novoa Garzon
* Fosfateira: uma questão de vida (ou morte), artigo de Ana Echevenguá
* Amazônias várias: Tapajós, Juruti, Óbidos, Almerim…. e os grandes projetos, artigo de Rogério Almeida
* Estão empurrando para a Amazônia os problemas do resto do Brasil. Entrevista especial com Pedro Ribeiro de Oliveira
* Os cinco clamores da Amazônia
* A utopia do desenvolvimento ameaça a floresta
* Correio da Cidadania: Com a cumplicidade do governo e da mídia, ‘Vale é uma máquina de destruição’
* Kátia Abreu anula a lei da gravidade, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)
* Estudo demonstra que a riqueza vinda do desmatamento só dura 15 anos


Sem comentários

Ainda sem comentários.
Faça seu comentário, de acordo com as regras
Comentários com autores anônimos ou que utilizam servidores/endereços de e-mail inexistentes não são publicados. Em caso de dúvida, enviamos um e-mail de confirmação de origem do comentário. Os comentários que não tem o e-mail de origem confirmado são automaticamente excluídos.

Os comentários estão encerrados.

Buscas / Pesquisas
Google
Pesquisa personalizada
Apoiadores e Parceiros
banner banner
ABRAMPA
Correio da Cidadania IHU On-line
Natura Terra
Arpa Digital Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo
Ecodebate no rádio
Ecodebate no rádio
Inclusões mais recentes

* Índice da edição de 13/11/2009
* A Pedagogia dos Apagões, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)
* Prevenção, Controle de Desmatamento e Valorização do Ativo Ambiental Florestal no estado do Acre, artigo de Carol Salsa
* A matriz estruturalista na ciência social aplicada para a América Latina atual (1), artigo de Bruno Lima Rocha
* INPE estima 7.008 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia
* Amazônia: Inpe registrou 7 mil km² de devastação, o menor desmatamento desde 1988

Núvem de Tags
agricultura agrotóxicos Amazônia aquecimento global biocombustíveis CO2 combate ao desmatamento conservação consumo & consumismo contaminação crise alimentar crise ambiental desenvolvimento sustentável desmatamento desmatamento ilegal ecossistemas marinhos energia energia nuclear entrevista etanol fome Henrique Cortez hidrelétricas IBAMA legislação ambiental licenciamento ambiental lixo modelo de desenvolvimento movimentos sociais MP mudanças climáticas pesquisa poluição política indigenista políticas públicas reforma agrária rio São Francisco saúde segurança alimentar sociedade terras indígenas trabalho escravo transgênicos transposição do rio São Francisco água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SER(ES) AFINS