terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pequi: o verdadeiro ouro verde do cerrado - Giltarlã Araujo lima

Pequi: o verdadeiro ouro verde do cerrado!


Giltarlã Araújo Lima *

Adital -

Pequizeiro em quintal urbano



Pequis maduros

Na sexta feira próxima passada, dia 13 de novembro de 2009, o Globo Reporte da Rede Globo de Televisão apresentou uma reportagem especial sobre a destruição dos cerrados brasileiros, e apontou as conseqüências desastrosas que estão acontecendo e que irão acontecer em virtude dessa atitude desastrosa de médias e grandes empresas contra o meio ambiente e todas as formas de vida existentes nesse bioma.

O Brasil possui cerca de trinta por cento das espécies de plantas e de animais conhecidas no mundo, que estão distribuídas em seus diferentes ecossistemas. É o país detentor da maior diversidade biológica do planeta. A região dos cerrados, com seus 204 milhões de hectares -aproximadamente 25% do território nacional- apresenta grande diversificação faunística e florística em suas diferentes fisionomias vegetais. A área core está localizada essencialmente no Planalto Central onde se encontra o divisor de águas das três grandes bacias hidrográficas do

Os frutos nativos do Cerrado -base de sustentação da vida silvestre e fonte de alimento para as populações rurais- possuem enorme valor nutritivo. Cem gramas de sementes de Baru fornecem 617 calorias e 26% de proteína. Em 100 g de polpa de Pequi, encontramos 20 mil microgramas de vitamina A e 100 g de polpa de Buriti contêm 158 mg de cálcio.

Pequi

O pequizeiro (Caryocar brasilliense Camb.) é uma árvore típica do cerrado brasileiro. O fruto é chamado de pequi que, em língua indígena da região, significa "casca espinhenta". A coleta de frutos implica a exportação de nutrientes, e para cada tonelada de fruto fresco seguem 4,3 kg de potássio, 1,8 kg de nitrogênio e 0,1 kg de fósforo (Miranda et al., 1987 apud Almeida et al., 1998). Segundo Franco (1982) apud Almeida et al., (1998), 100 g de polpa de pequi contém:

Vitamina A


20.000 mg

Vitamina C


12 mg

Tiamina


30 mg

Riboflavina


463 mg

Niacina


387 mg

O pequi é considerado a "carne" do Cerrado. Além das proteínas, poliglicerídeos e carboidratos necessários ao organismo, contém alto teor de pró-vitamina "A" em sua polpa. O pequizeiro é uma planta muito versátil, no que diz respeito às suas utilidades, pois dela se aproveita praticamente tudo.

O pequi é muito apreciado nas regiões onde ocorre: o arroz, o frango e o feijão cozidos com pequi são pratos fortes da culinária regional; o licor de pequi tem fama nacional; e há, também, uma boa variedade de receitas de doces aromatizados com seu sabor. Como medicinal o óleo da polpa tem efeito tonificante, sendo usado contra bronquites, gripes e resfriados e no controle de tumores. É comum o óleo ser misturado ao mel de abelha ou banha de capivara, em partes iguais, e a mistura resultante ser usada como expectorante. O chá das folhas é tido como regulador do fluxo menstrual. Na indústria cosmética, fabricam-se cremes para a pele tendo o pequi como componente.

Portanto, nesse momento que o presidente LULA estará representando o Brasil, em Roma - Itália, na Conferência Mundial de Segurança Alimentar, faz-se necessário que tanto ele como todos os brasileiros e os governantes mundiais revejam a situação dos cerrados, pois não precisam derrubar e matar a sua vegetação para produzir alimento. O cerrado vivo, já é por si só um grande produtor de alimento, capaz de contribuir sistematicamente com a erradicação da fome e da má alimentação no Brasil e no planeta.

O Pequi também ameniza o tratamento de câncer

Pesquisadores da UnB mostram que fruto ameniza ação degenerativa de drogas do tratamento da doença. Há quem não goste, mas quem não dispensa o pequi, um dos mais tradicionais ingredientes da culinária, tem agora mais motivos ainda para consumi-lo. O fruto típico do Cerrado tem propriedades que o indicam como coadjuvante eficiente no tratamento de câncer e, ainda, para o retardamento da velhice. Os dados foram levantados em pesquisa coordenada pelo professor César Koppe Grisólia, do Laboratório de Genética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB).

A pesquisa concluiu que o pequi é capaz de proteger as células dos efeitos colaterais das drogas usadas no tratamento de câncer, que costumam ser muito violentos. Os testes realizados em camundongos submetidos a uma combinação de substâncias como ciclofosfamida e blomicina, usadas no tratamento de pacientes com câncer, revelaram que o pequi exerceu efeito protetor contra os danos causados às células pela combinação das drogas.

* Pedagogo e Terapeuta. Presidente do CMS de Balsas. Presidente do Núcleo Cerrado Vivo

Página Inicial Versão para Impressão Enviar Artigo

Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil




trafico
ECONOMIA
Juventude
Igreja e Religiões
Gov_ce

Mundo - 16.11.09
As Transnacionais contribuem para aumentar a fome. Os Camponeses/as oferecem soluções

(Vía Campesina)
Brasil - 16.11.09
Vale: uma estratégia ou apenas um acaso?

(Lúcio Flávio Pinto)
Brasil - 16.11.09
Campanha da Fraternidade 2010

(Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald)
Mundo - 16.11.09
A Igreja Católica necessita hoje de uma Reforma Protestante

(Eduardo Hoonaert)
América Latina e Caribe - 16.11.09
Honduras: o império contra-ataca

(Atilio Borón)
Mundo - 16.11.09
20 de Novembro de 2009: 20 Anos da Convenção da ONU dos Direitos da Criança

(Ariel de Castro Alves)
Brasil - 16.11.09
Declaração da Bahia: A igualdade racial se conquista com autonomia, e luta do povo negro
El Salvador - 16.11.09
Mártires salvadorenhos. Em defesa da liberdade e da justiça

(IHU - Unisinos)
El Salvador - 16.11.09
Os mártires da UCA. Exigência e graça

(Jon Sobrino)
Brasil - 16.11.09
Pequi: o verdadeiro ouro verde do cerrado!

(Giltarlã Araújo Lima)
Mundo - 13.11.09
Obrigado, Bento XVI

(Rev. Carlos Eduardo Calvani)
Mundo - 13.11.09
Brasil em Copenhague

(Frei Betto)
Mundo - 13.11.09
A queda de dois muros

(Selvino Heck)
Mundo - 13.11.09
C. G. Jung e o mundo espiritual

(Leonardo Boff)
Brasil - 13.11.09
Apagão, a superação da pobreza e a CF

(Jung Mo Sung)

RSS da Adital

Mostrar Todas as Categorias

O que é RSS?

Créditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SER(ES) AFINS