domingo, 1 de novembro de 2009

A necessária ligação entre economia e ecologia - Portal ecodebate

A necessária ligação entre economia e ecologia

No contexto da crise civilizacional que vivemos, a economia comparece como um dos seus principais agentes. Impulsionada pela ideia de progresso linear e quantitativo assentado sobre o crescimento econômico e recursos naturais ilimitados, a economia, na sociedade industrial, foi se desvencilhando gradativamente da filosofia e da ética para se aproximar da matemática. Dessa maneira passou a prevalecer uma visão quantitativa da economia. O índice que mede as riquezas dos países, o Produto Interno Bruto, é, sob este ponto de vista, o supra-sumo desta lógica. E que hoje está sob fogo-cruzado justamente por sua visão redutora.

A economia fez um movimento pelo qual deixou de ser a “serva” da sociedade para se tornar a sua “senhora”, para retomar conceitos da filosofia clássica. Ou, na perspectiva apontada por Karl Polanyi em A grande transformação, a economia, de periférica e subordinada que era nas sociedades não industriais, passou a ocupar o lugar de destaque nas economias de mercado. Tanto é assim que hoje com frequência se ouve dizer que a economia não está mais a serviço da humanidade, mas a humanidade a ser serviço.

Entretanto, além da relação entre economia e sociedade, também a ligação entre economia e ambiente foi se desfazendo. Também aqui passou a prevalecer a relação de dominação, de subjugação, lógica expressa na máxima de Descartes de que “somos senhores e dominadores da natureza”. Esta visão justificou (e ainda justifica!) a visão predatória dos recursos naturais, a extinção da biodiversidade, a poluição… E isso fundamentalmente porque a natureza foi considerada pela economia como uma externalidade, isto é, como algo que não entrava no cálculo econômico. Justificava-se a destruição da natureza em vista da criação de “riqueza”.

Assim, nos últimos anos, de maneira sempre mais clara, impôs-se a realidade da insuficiência planetária para dar conta do consumo atualmente existente. A chamada “pegada ecológica”, que mede o “peso” ambiental de nosso modo de vida, está acima da capacidade regenerativa da bioesfera.

Ainda que a consciência ambiental e ecológica tenha surgido já há algum tempo, demorou mais ainda para que a comunidade política e científica (os setores mais conservadores, evidentemente) se convencesse da responsabilidade humana na mudança climática em andamento e, segundo alguns, já no limite do ponto de não retorno, o que trará graves consequências ambientais, sociais e econômicas. Mas, se há hoje relativo consenso diante da gravidade do problema, as maneiras e a determinação de enfrentá-lo são os pontos de dissenso, como vimos acima.

A religação entre economia e ecologia foi ganhando força nos últimos anos, na medida em que também uma visão mais holística da realidade começou a aparecer. “Sem recuperar o meio ambiente, não se salva a economia; sem recuperar a economia, não se salva o meio ambiente”, defende o ecologista norte-americano Berry Commoner. E essa percepção vai ganhando força também entre os economistas.

Prêmio Nobel de Economia. Uma estocada nos economistas

Um sinal de que algo novo está no ar é a atribuição do Prêmio Nobel de Economia a duas pessoas cuja trajetória e produção intelectual foge do círculo mais estrito da economia. A bem da verdade, Elinor Ostrom nem economista não é, o que por si só é significativo, uma vez que ela é cientista política. E mulher. A primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel de Economia da história deste Prêmio.

Elinor Ostrom passou boa parte de sua vida estudando as relações entre populações, os ecossistemas e seu equilíbrio ecológico. Vale destacar que os seus estudos ajudam a desmistificar a ideia de que os indivíduos levam em conta apenas os seus interesses próprios sem se importarem com os efeitos sobre as outras pessoas, o meio ambiente e as próximas gerações, preconizada no conceito de “Tragédias dos Comuns”. Além disso, apontam para o reconhecimento de que a economia não é feita apenas das interações mercado-governo, mas que há outros agentes importantes no processo, como o próprio meio ambiente.

Oliver Eaton Williamson, o outro laureado deste ano, é economista, mas “sempre enfatizou a interdisciplinaridade de sua abordagem, colocando-a no cruzamento da economia com o direito e a administração”, escrevem dele os economistas Ramón García Fernández e Huáscar Pessali.

Se se considerar que a concessão do Prêmio Nobel nem sempre foi isenta de interesses, as escolhas deste ano estão carregadas de significado. A indicação de Ostrom e Williamson pode ser lida como “uma estocada nos economistas”, sobretudo os de corte neoliberal, e na visão estreita de economia, ao mesmo tempo em que a ligação entre economia e ecologia ganhou um inesperado apoio e legitimação.

“Eu acho que é uma mensagem de que o campo da economia está tentando deixar de ser puramente quantitativo para ser um campo multidisciplinar”, disse Kathleen Stephansen, economista-chefe da Aladdin Capital Holdings, de Stamford, Connecticut. Para Lynn Reaser, economista-chefe da Point Loma Nazarene University e presidente eleito da Nabe, “é importante para os economistas ter um olhar para além de apenas a inflação e o crescimento do PIB”, disse ele.

Não se pode separar economia e ecologia

O futuro da vida – e especialmente, da vida humana – na Terra dependerá do rumo que se der hoje à economia. Por essa razão, a discussão sobre os modos de produção e de consumo torna-se crucial no contexto de uma sociedade ecologicamente sustentável. Ao mesmo tempo se percebe como os dois pólos – produção e consumo – estão estreitamente relacionados.

No contexto da sustentabilidade, ganha corpo o discurso sobre a possibilidade das “empresas verdes”. “Empresa verde é uma empresa verdadeiramente ecológica e comprometida em tornar suas atividades compatíveis com a proteção do meio ambiente”, diz Elisabeth Laville, professora da Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris, em entrevista especial à IHU On-Line. Para Laville, só é realmente ecológica aquela empresa que se “comprometer em tornar ecologicamente sustentáveis 100% de seus produtos num futuro próximo”. Dessa maneira, a professora descarta como “verdadeiramente ecológica” aquelas empresas que investem apenas em “atividades corporativas filantrópicas de caráter ecológico” ou que tornam “suas atividades industriais e sistemas de gestão ecologicamente sustentáveis (por exemplo, comprometer-se com a certificação da ISSO 14001 para plantas industriais…)”.

Para Elisabeth Laville, as empresas devem adotar uma abordagem de “sustentabilidade 2.0”, o que significa não só assumir compromissos em relação a seus processos e sistemas internos, adotando uma abordagem de prevenção de riscos, mas ir além e tomar “a iniciativa de mudar seus produtos e serviços a fim de torná-los todos ecologicamente mais responsáveis”. Para isso, reitera, “teremos de nos concentrar em redesenhar os produtos, por exemplo, em fazer o ecodesign no upstream a fim de reduzir o impacto dos produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida, mas também, em alguns casos, trabalhar na substituição do produto por um serviço que possa ser prestado sem consumir mais recursos naturais e gerar mais lixo”.

“A sustentabilidade tem a ver com a mudança radical de muitos mercados, e as empresas que forem incapazes de prever essas tendências talvez sofram muito nos anos vindouros”, diz Laville, que acredita que as empresas serão obrigadas a “integrar a sustentabilidade em seu modelo de negócios”. Laville também é otimista em relação às novas tendências de consumo. Há novas tendências no consumo que já incorporam a aquisição de produtos mais duráveis e ecológica e socialmente responsáveis.

O surgimento do industrialismo foi tributário de uma revolução tecnológica. Os desafios atuais serão enfrentados, segundo muitos pesquisadores, com uma nova revolução tecnológica. Para o economista José Eli da Veiga, sairão na frente os países que tiverem desenvolvido tecnologias adaptadas e apropriadas a esse novo momento.

“O que está ocorrendo é uma tremenda corrida pelas tecnologias, que poderão levar à superação da era fóssil. E outra vez serão os mesmos países que fizeram a revolução industrial que vão levar a melhor nessa. E os países emergentes agiram de uma forma totalmente errada até agora, perdendo a oportunidade de mudar esse jogo”, lamenta José Eli da Veiga. E especificamente em relação à posição, comenta: o Brasil “não está investindo em ciência e tecnologia com prioridade”, razão pela qual “não terá essas tecnologias e continuará tendo que discutir essa questão de como vão comprar tecnologia dos outros países através da tal transferência de tecnologia”. “Não há foco no Brasil em relação à ciência, à tecnologia e à inovação”, conclui Eli da Veiga.

A ênfase na inovação tecnológica deve ser compreendida corretamente. Como alerta Roberto Smeraldi, diretor da organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, é preciso pensar na inovação tecnológica não como ‘engenhocas’. “Normalmente, quando se pensa em inovação tecnológica, limita-se a isso: a algo que gasta menos água. É preciso pensar numa dimensão estratégica que envolve toda a sociedade em cima de coisas de grande porte. É uma tecnologia que envolve cadeias, investimentos em cima de uma mudança de prioridades”, diz o autor do recém-lançado livro “O Novo Manual de Negócios Sustentáveis”.

Os investimentos em ciência, inovação, tecnologia, devem ser feitos com vistas a prioridades estratégicas. Devem estar subordinadas a um projeto político de sociedade e de economia em sintonia com a natureza. Isso explica a insatisfação também do ambientalista brasileiro Washington Novaes, que há anos vem chamando a atenção para o fato de que o Brasil deveria tirar proveito de forma inovadora das enormes potencialidades proporcionadas pelas riquezas naturais de que dispõem.

Mas o fundamental em toda essa discussão, como recorda José Eli da Veiga, é ter a consciência de que “não dá mais para separar economia e meio ambiente”, o que representa enormes desafios para a economia e o trabalho.

Conjuntura da Semana. Uma leitura das ‘Notícias do Dia’ do IHU de 06 a 21 de outubro de 2009

A análise da conjuntura da semana é uma (re)leitura das ‘Notícias do Dia’ publicadas, diariamente, no sítio do IHU. A presente análise toma como referência as ‘Notícias’ publicadas de 06 a 21 de outubro de 2009 e a revista IHU On-Line n. 311, 19-10-2009. A análise é elaborada, em fina sintonia com o IHU, pelos colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT – com sede em Curitiba, PR, parceiro estratégico do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

(Ecodebate, 27/10/2009) publicado pelo IHU On-line [IHU On-line é publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Post to Twitter
Sobre o mesmo tema leiam, também:

* ‘Separar economia do meio ambiente é não entender nada’. Entrevista especial com José Eli da Veiga
* Respeitar os limites da Terra, o novo e inédito desafio, artigo de Carol Salsa
* Pesquisadores estimam que já ultrapassamos os limites da Terra
* A humanidade correndo para o abismo
* Jeffrey Sachs diz que não se pode separar economia e ecologia
* Os paladinos da economia verde
* Legado da crise: qual é o melhor sonho? artigo de Leonardo Boff
* Migrantes ou refugiados ambientais? A polêmica por trás do conceito, artigo de Márcia Pimenta
* Progresso em questão: Sábios dizem como mudar nosso olhar, artigo de Washington Novaes
* ‘A natureza nos salvará’, afirma Vandana Shiva


Sem comentários

Ainda sem comentários.
Faça seu comentário, de acordo com as regras
Comentários com autores anônimos ou que utilizam servidores/endereços de e-mail inexistentes não são publicados. Em caso de dúvida, enviamos um e-mail de confirmação de origem do comentário. Os comentários que não tem o e-mail de origem confirmado são automaticamente excluídos.
Nome :
EMail :
Website :
Texto :

Imagem CAPTCHA CAPTCHA Audio
Reapresentar imagem
CAPTCHA Code

Buscas / Pesquisas
Google
Pesquisa personalizada
Apoiadores e Parceiros
Prêmio Chico Mendes banner
ABRAMPA
Correio da Cidadania IHU On-line
Natura Terra
Arpa Digital Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo
Ecodebate no rádio
Ecodebate no rádio
Inclusões mais recentes

* Índice da edição de 31/10/2009
* Programa EcoDebate & Sustentabilidade no rádio, transmitido de 25 a 29/10/2009
* Achado não é roubado no Rio Jacu, Baixo Parnaíba Maranhense, artigo de Mayron Régis
* A arquitetura da sustentabilidade empresarial, artigo de Laércio Bruno Filho
* Rio Gorutuba: Por que o rio é limpo? artigo de Aroldo Cangussu
* O lado sombrio da neurologia, artigo de Antonio Luiz M. C. Costa

Núvem de Tags
agricultura agrotóxicos Amazônia aquecimento global biocombustíveis CO2 combate ao desmatamento conservação consumo & consumismo contaminação crise alimentar crise ambiental desenvolvimento sustentável desmatamento desmatamento ilegal ecossistemas marinhos energia energia nuclear entrevista etanol fome Henrique Cortez hidrelétricas IBAMA legislação ambiental licenciamento ambiental lixo modelo de desenvolvimento movimentos sociais MP mudanças climáticas pecuária pesquisa poluição política indigenista políticas públicas rio São Francisco saúde segurança alimentar sociedade terras indígenas trabalho escravo transgênicos transposição do rio São Francisco água

x
Envie por Email:
Seu nome:
Seu email:
Para (nome):
Para (email):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SER(ES) AFINS