quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Visão - Texto baseado em Duane Elgin

Visão

Viver simples é ter clareza de propósito. Definir esse propósito é algo individual, e irá determinar o que é relevante para cada pessoa. Dessa forma, a expressão exterior que uma vida simples irá assumir também é algo muito pessoal. Pode-se dizer que a simplicidade integra aspectos interiores e exteriores da vida, transformando-a num todo integrado e pleno de sentido.

A adoção de uma vida simples é um ato voluntário porque diz respeito a usar de mais autonomia, determinação e liberdade. Trata-se de assumir a responsabilidade pela sua própria vida. A pobreza é involuntária e debilitante; a simplicidade é uma opção consciente e fortalecedora.

Simplicidade Voluntária, na definição de Duane Elgin, "é uma maneira de viver exteriormente mais simples e interiormente mais rica, um modo de ser no qual nosso eu mais autêntico é posto em contato direto e consciente com a Vida."

Com a adoção da Simplicidade Voluntária, passamos a depender cada vez menos de fatores externos para desfrutar de uma existência feliz. Com isso, diminui nosso medo existencial, e nos tornamos seres mais amistosos, solidários e alegres.

A simplicidade consciente, portanto, não é a negação de nós mesmos, mas uma afirmação da vida. Uma vida frugal, adotada voluntariamente, não se constitui em uma experiência "ascética" (no sentido de estrita austeridade); ela é, antes, uma "simplicidade estética", onde o padrão de consumo adapta-se com harmonia à arte prática da vida cotidiana neste planeta.

Na aplicação da Simplicidade Voluntária podemos utilizar um modelo conceitual com cinco níveis de atuação e aprimoramento:
. sistemas de energia / alimentos
. transportes / comunicação
. relações com os outros seres
. habitação / assentamentos humanos
. educação / cultura.

Os sistemas de sustentação da Vida na Terra dão sinais alarmantes de esgotamento em sua capacidade de restauração. É absolutamente insustentável que todas as pessoas consumam nos níveis e formas que têm caracterizado a sociedade industrial. É essencial a adoção de estilos de vida mais inteligentes, baseados na frugalidade e na sustentabilidade ecológica.

A simplicidade no viver tem uma enorme importância no que diz respeito a esses desafios. Como indivíduos, passamos a dispor de inúmeras possibilidades de ação significativa, pois a matéria-prima da transformação social é idêntica àquela com a qual a nossa vida diária é construída. Cada um de nós contribui de forma singular para a Teia da Vida. Assim, os resultados dessa época de transição planetária irão depender das opções individuais e cotidianas que adotarmos.

Como espécie humana, já dispomos de todas as condições necessárias para viver na prática uma Cultura de Paz. Dispomos de tecnologias brandas e acessíveis; podemos nos conectar mundialmente com pessoas de interesses afins; não necessitamos de lideranças heróicas, maiores do que nossa própria humanidade. Nossa única necessidade é optar, como indivíduos, por um futuro revitalizante, e agir em comunhão com os outros, para fazer esse futuro frutificar. Longe de estarmos indefesos, somos a única fonte de onde podem emergir a necessária criatividade, compaixão e determinação.

(Texto baseado em Duane Elgin e anotações de treinamento.)

Lei da Simplificação Progressiva
" O verdadeiro crescimento é a capacidade demonstrada por uma sociedade de transferir quantidades cada vez maiores de energia e atenção do aspecto material da vida para o aspecto não-material e, assim, evoluir em cultura, potencial de compaixão, sentido de comunidade e força democrática. "

Arnold Toynbee, A Study of History, vol.1
(New York: Oxford University Press, 1947, p.198).



" A simplicidade é o mais elevado grau da sofisticação."
Leonardo da Vinci

[ Topo da página ] [ Contato por E-mail ]

Inicial Visão Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SER(ES) AFINS